Pular para o conteúdo principal

Comecemos a sorrir. Não nos custa nada!!!




Nós seres humanos temos seis bons motivos para sorrir cada dia. As pessoas risonhas vivem mais, gozam de maior saúde, tem melhores relações, são mais atraentes, desenvolvem sua inteligência e disfrutam de maior equilíbrio emocional, segundo alguns estudos. Para um bom humor, incluindo se não estão em seu melhor momento, seu sorriso transmite afeto, confiança e aceitação.
Claro que nem todos os sorrisos são iguais. Guilherme Duchenne foi um médico francês que no século XIX estudou o tipo de sorriso que produz estes benefícios, denominado sorrido Duchenne. Um sorriso que envolve canais neurológicos com os centros emocionais do cérebro e a zona do córtex que regula os processos intelectuais.
Nos bebês, por exemplo, o sorriso indiscriminado está associado à necessidade vital de apego. Indica que as pessoas lhe são interessantes porque os oferecem muitas possibilidades de intercâmbio e aprendizagem. A partir dos cinco meses, o bebê sorrirá apenas a quem reconheça como familiar, o que passa a ser chamado de sorriso discriminado. Lembra do gesto dos bebês quando se aproxima e não sabe se vão chorar ou rir? Estão pensando e seu cérebro está amadurecendo.
Um sorriso em que os lábios estão tensos e sem mostrar os dentes indica muito pouco interesse. Um sorriso em que a boca e os olhos não estão sincronizados se denomina Pan Am. Esse sorriso é artificial e pode produzir recuo e ajuda a reconhecer um mentiroso.
Já o riso, libera endorfinas, dopaminas, serotonina e adrenalina que contribuem para reduzir a dor física, emocional e, assim, melhorar a saúde porque ativam o sistema neuroendócrino e imunológico, elevam o número de leucócitos e favorecem a plasticidade cerebral. As pessoas que mais sorriem têm menos possibilidades de padecer de Alzheimer, por exemplo. A OMS afirma que mais de 90% das enfermidades têm uma origem psicossomática, a maneira em que cada um enfrente os conflitos, os stress e as frustrações podem favorecer, ou não, o bem-estar e a saúde. Assim, o riso é um excelente aliado de sua saúde física e emocional.
O sorriso se associa com a alegria, uma emoção que se produz quando vivemos o presente satisfeitos conosco mesmos e nos abrem as portas do futuro. Um famoso experimento mediu a longevidade de 180 monjas americanas com hábitos de vida similares. Observaram que as 90% das religiosas mais alegres e risonhas viveram mais de 85 anos em contraste com as 34% do grupo menos alegre. Um dia perguntaram a um homem mais sorridente, o tibetano Lama Gangchen, como sabia se estava no bom cominho para conseguir boa saúde física e emocional e com um grande sorriso me contestou: Muito fácil, por meio da alegria.
Nosso sorriso influencia diretamente nas atitudes dos demais, ainda que alguns não sorriem demais para não parecer submissos. Não paga a hipoteca, mas pode ajudarmos a superar a desesperança, abre-nos portas e melhorar, tanto nosso bem-estar físico e emocional, por seu maravilhoso efeito contagioso.
Na tradição oriental, os mestres taoístas utilizam uma meditação conhecida como o poder da energia do sorriso que favorece a saúde e a paz interior. É uma forma de conexão e amabilidade na direção a si mesmo e seu corpo, um verdadeiro sorriso que transmite e aumenta a energia chi dirigida a cada um dos órgãos, glândulas, músculos. Uma mensagem interior que aportam bem-estar e felicidade.
Fecha os olhos, inala e exala lente e profundamente pelo nariz. Imagina uma estrela em cima de sua cabeça, sente sua energia inundando por seu corpo. Imagina ante a você a alguém sorridente. Sorria com tua cabeça e a tua cara, ao coração e pulmões situando tuas mãos no peito. Dirige teu sorriso em direção ao fígado, a vesícula, o pâncreas, os rins e o estômago colocando tuas mãos nas costas e exalando. Teu sorriso cura.

 Os experts em medicina psicossomática afirmam que o sorriso reduz até 60% no tempo de recuperação dos pacientes porque ativa a força curativa do organismo. 
Portanto, se você quer ter uma vida mais saudável, comece a sorrir. Para te ajudar nesta simples tarefa, aponto aí algumas preciosidades que vão ajudar a começar a sorrir ainda hoje:




  1. O espelho é teu amigo. Pela manhã quando se levanta sorria em frente ao espelho e antes de ir dormir vá fechando os olhos com sorriso.
  2. Sorria várias vezes ao dia. Quando entrar em lugar público
  3. Coloque emoticons sorridentes. Junto a comentários amáveis.
  4. Fale com sorriso. É uma questão de saúde.
  5. Realiza um ato bondoso. Fará os outros sorrirem.
  6. Dê uma surpresa agradável. Chama alguém que faz tempo que não vê e improvisa uma cena divertida.
  7. Que tenha um bom dia. Reserva um dia por mês e aproveita para fazer coisas especiais para si.
  8. Queres sair bem nas fotos? Sorria, sairás sempre bem atraente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Freud não morreu. Ele está vivo e mora no sul do país.

                    Isso mesmo, caros amigos, Freud não morreu. Estive com ele na minha última viagem que fiz ao interior do país. Que emoção!                Pensei que se tratava de uma brincadeira qualquer, mas durante uma apresentação que fazia a alguns empresários no interior do sul do país, o camarada chegou (atrasado - pasmem vocês, ele já pegou essa mania brasileira), sentou-se, e prestou-me sua atenção. O que me impressionou, no entanto, foi o que disse após o evento. Ele me confessou que tinha gostado muito do tema da apresentação e que, por acaso, também estava desenvolvendo trabalhos sobre desenvolvimento sustentável ali naquela cidade. Meu Deus. Freud e Marina Silva estão agora lutando por uma mesma causa!                Confesso que levei um susto quando ouvi aquilo, mas pelo visto, neurose, complexo de Édipo, ego, histeria, psicanálise, sonhos já não ocupam mais o tempo de Freud. Os tempos mudaram, modernizaram-se. E Freud também! Agora, segundo ele, algumas coisas mais i

Neoliberalismo e o mundo de coxinhas, asinhas, petralhas, recatadas do lar, entre outros.

O ex-presidente Fernando Henrique ficou marcado pelo início (ou continuidade) do processo de privatização. Hoje, mais de duas décadas depois, mencionar esse processo pode não ter grandes impactos, principalmente entre os mais novos. Ainda que os ouvintes tivessem ouvido falar sobre privatização, modernização do Estado, neoliberalismo, muitos não se esforçariam para defini-los. O anonimato do processo neoliberal intensificado (tardiamente em relação aos EUA, Inglaterra, Chile) é um sintoma e também uma causa de seu poder. Mais recentemente essa ideologia esteve ligada a uma variedade de crises: a financeira de 2007/2008, a crise das offshores que culminou no que foi chamado de Panama Papers e, mais recentemente, a eleição de Donald Trump. A maioria de nós responde a essas crises como se elas emergissem isoladamente, aparentemente sem ter consciência que elas foram catalisadas ou exacerbadas pela mesma filosofia coerente. Tão persuasivo que o neoliberalismo se tornou que quase