É certo que há muitas razões para pagarmos tudo mais caro no Brasil: alíquotas de importação, carga tributária, falta de investimentos em infra-estrutura etc. etc.
Quero contudo, de maneira bastante concisa falar sobre uma dessas razões, qual seja: o modelo de transporte adotado no Brasil.
Enquanto muitas pessoas estão super felizes com a redução no preço dos carros e mais ainda com seu super, hiper, mega carro importado adquirido há pouco, eu e outras pessoas, que discutem a viabilidade sustentável de uma empresa ou de um país, ficamos a pensar que tal prática é, na verdade, um retrocesso à viabilidade econômica, social e ambiental do país.
O modelo rodoviário adotado é o mais caro de todos os disponíveis e ainda com a menor eficiência energética. Nesse sentido, há vários indicadores que comprovam que esse seja também o mais degradante, social e economicamente falando. As rodovias, as estradas, as grandes avenidas retiram de outras áreas mais prioritárias como saúde, segurança e educação verbas essenciais. Além disso, dizimam ecossistemas importantíssimos para as cidades e também para os municípios.
Infelizmente, não há como mudar esse quadro no Brasil. Isso porque a indústria automotiva brasileira contribui com 24% do nosso PIB. Ou seja, não há, e nunca haverá, um governante louco suficiente que diminua os incentivos para essa indústria e mude nosso sistema de transporte para um mais sustentável.
Se você acha que isso é conversa de gente do greenpeace ou do WWF, mas se interessa um pouquinho sobre o assunto, veja alguns dados que acabo de encontrar comparando os preços entre o transporte da produção agrícola por barco, por trem ou por caminhão.
Distância (km) percorrida com 1 litro de combustível e carga de 1 tonelada
Barco: 219 km - Trem: 86 km - Caminhão: 25 km
Investimentos para transportar mil toneladas, em milhões de US$
Barco: 0,46 - Trem:1,55 -Caminhão: 1,86
Custo médio (R$/km) tonelada por km transportado
Barco: 0,009 - Trem: 0,016 - Caminhão: 0,056
Segundo Correa e Ramos (2010) "Para Afonso (2006), o uso do modal hidroviário no transporte de cargas representaria uma redução nos custos de 44% em relação ao ferroviário e de
84% frente ao rodoviário. Há, segundo o autor, dados que evidenciam maior vantagem à hidrovia para o transporte de cargas a longa distância. Torres (2006) calcula que a tonelada transportada por 1.000 km custaria R$ 100,00 pela rodovia, R$ 65,00 pela ferrovia, enquanto pela hidrovia o custo seria bem inferior, de R$ 40,00."
Ou seja, se houvesse mudanças significativas no modelo de transporte adotado, principalmente por conta de nossa malha hidroviária, o preço final ao consumidor de TUDO que compramos, poderia diminuir imensamente.
Muitas outras coisas poderiam ser discutidas sobre o assunto, mas prefiro ficar por aqui. A minha leitura não deve te cansar demais ...ehehe
Quando você reclamar do preço que você paga na comida, na gasolina, na roupa, em tudo, pense nisso também!!!!
Alguma coisa está fora, está fora da ordem do dia!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fonte: texto sobre a eficiência energética
Quero contudo, de maneira bastante concisa falar sobre uma dessas razões, qual seja: o modelo de transporte adotado no Brasil.
Enquanto muitas pessoas estão super felizes com a redução no preço dos carros e mais ainda com seu super, hiper, mega carro importado adquirido há pouco, eu e outras pessoas, que discutem a viabilidade sustentável de uma empresa ou de um país, ficamos a pensar que tal prática é, na verdade, um retrocesso à viabilidade econômica, social e ambiental do país.
Infelizmente, não há como mudar esse quadro no Brasil. Isso porque a indústria automotiva brasileira contribui com 24% do nosso PIB. Ou seja, não há, e nunca haverá, um governante louco suficiente que diminua os incentivos para essa indústria e mude nosso sistema de transporte para um mais sustentável.
Se você acha que isso é conversa de gente do greenpeace ou do WWF, mas se interessa um pouquinho sobre o assunto, veja alguns dados que acabo de encontrar comparando os preços entre o transporte da produção agrícola por barco, por trem ou por caminhão.
Distância (km) percorrida com 1 litro de combustível e carga de 1 tonelada
Barco: 219 km - Trem: 86 km - Caminhão: 25 km
Investimentos para transportar mil toneladas, em milhões de US$
Barco: 0,46 - Trem:1,55 -Caminhão: 1,86
Custo médio (R$/km) tonelada por km transportado
Barco: 0,009 - Trem: 0,016 - Caminhão: 0,056
Segundo Correa e Ramos (2010) "Para Afonso (2006), o uso do modal hidroviário no transporte de cargas representaria uma redução nos custos de 44% em relação ao ferroviário e de
84% frente ao rodoviário. Há, segundo o autor, dados que evidenciam maior vantagem à hidrovia para o transporte de cargas a longa distância. Torres (2006) calcula que a tonelada transportada por 1.000 km custaria R$ 100,00 pela rodovia, R$ 65,00 pela ferrovia, enquanto pela hidrovia o custo seria bem inferior, de R$ 40,00."
Ou seja, se houvesse mudanças significativas no modelo de transporte adotado, principalmente por conta de nossa malha hidroviária, o preço final ao consumidor de TUDO que compramos, poderia diminuir imensamente.
Muitas outras coisas poderiam ser discutidas sobre o assunto, mas prefiro ficar por aqui. A minha leitura não deve te cansar demais ...ehehe
Quando você reclamar do preço que você paga na comida, na gasolina, na roupa, em tudo, pense nisso também!!!!
Alguma coisa está fora, está fora da ordem do dia!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fonte: texto sobre a eficiência energética
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